Por: João Mesquita
Rebeca Mendes é uma jovem artista brasileira, de 16 anos, que desde cedo se interessou por desenhos e hoje contém um canal no Youtube com diversos vídeos originais criados a partir de situações pessoais ou da sua criatividade e desenhados manualmente em um processo super demorado.
Atraída pela estética dos populares “animes”, a estudante do ensino médio começou por conta própria testando traços e reproduzindo personagens que gostava. Aos poucos, ela alcançou um considerável nível levando em consideração a sua idade. Hoje, ela sonha em viver da sua arte, viralizar no seu canal e se especializar cada vez mais na sua paixão.
Abaixo, está a entrevista realizada com ela para conhecermos mais sobre sua trajetória, desejos, hobbies e outras coisas interessantes da sua vida:
Oi, Rebeca, tudo bem? Pra começar nosso papo, me fala um pouco sobre como nasceu sua paixão pela animação.
Eu comecei a gostar de animação assistindo aos vídeos dos canais do YouTube de animações, como por exemplo, Gato galáctico e Saiko. Hoje em dia eu vejo mais os canais gringos.
Desses canais que você citou, você usa o estilo do trabalho deles como inspiração?
No sentido de estilo de desenho eu não tenho nenhuma inspiração, mas no estilo de vídeo eu me inspiro no Drawn Mask. Eu achava os vídeos dele muito engraçados.
Você é muito talentosa. Começou a desenhar com que idade? Começou como brincadeira?
Para ser sincera eu não lembro quando comecei. Acho que começou quando eu tinha 6 anos. Comecei como um teste. Vi uma pessoa desenhando e achei muito legal, ai tentei imitar o desenho dela. Mas ficou horrível porque eu não aceitava não desenhar como aquela pessoa. Aí eu fui tentando até começar a desenhar bem.
Seus traços são visivelmente muito bons. Você estudou pra chegar nesse nível?
Eu comecei a estudar com vídeos no Youtube por conta própria, quando tinha 6 anos. Só ano passado que comecei a fazer curso porque minha mãe acha que com o curso eu vou ir mais longe. Eu ficava pesquisando “como desenhar o Goku”, “como desenhar boneco de anime”. Ai com o tempo eu fui pegando.
Você sonha em alcançar algo com o desenho? Tem vontade de seguir essa profissão?
Eu sonho sim. Eu sonho em ter trabalhos artísticos famosos e um dia viver da minha arte. Mas agora não sei uma profissão específica, talvez pintora, animadora ou até mangaká.
E você via muitos filmes animados? Qual seu favorito?
Via, bastante. Meu filme favorito é a “pequena sereia”. Eu amava as músicas do filme e achava a Arial muito legal. A história também era maneira. Aliás, de vez em quando eu tentava pentear meu cabelo com um garfo quando pequena, igual a cena do filme.
No seu canal do Youtube, seus vídeos animados têm uma duração pequena, porém parecem dar muito trabalho. Como é o processo de criação?
Primeiro eu tenho uma ideia sobre o vídeo, depois escrevo o roteiro em um caderno, depois eu gravo os áudios que vão ser usados no vídeo e então faço uma animação que se encaixa no áudio gravado.
Você alguma dificuldade para escrever? De onde saem as ideias?
Eu não tenho dificuldades para escrever. Geralmente, as ideias surgem com coisas que já aconteceram comigo.
Prefere escrever à mão ou digitar?
Prefiro escrever à mão, é mais prático. Além disso, não tenho computadores muito bons, eles demoram séculos para ligar.
Tem alguma ideia de vídeo que ainda não saiu que você pode compartilhar?
Eu tenho uma ideia guardada sobre o dia em que o brinquedão do parquinho da escola pegou fogo.
Qual a sua ambição com seu canal do youtube? Dá pra notar que você não posta tão regularmente.
Pois é, eu demoro a lançar conteúdo novo porque tenho que ficar alternando entre desenhos e escola. Mas minha vontade é ter um canal famoso de sucesso.
Fazer animações demanda tempo? Qual a média?
Demora em média umas 2 horas por dia. Depende muito da animação. A minha última demorou 17 dias para ser feita. Isso porque fiquei que nem uma louca animando. Eu fazia em média 324 quadros por dia.
Quadros é o equivalente a takes no cinema? O que são?
Mais ou menos. Quadros são o que fazem os movimentos. Tipo, 1 segundo na minha última animação equivalia a 12 desenhos ou 12 quadros.
Em quanto tempo ao todo você terminou essa última animação?
Por dia, eu fazia 324 quadros, que dava entorno de 2 horas. No total, a animação toda teve 5512 quadros, o que equivale a 34 horas mais ou menos.
Antes dos desenhos, você revelou em um vídeo que tinha um canal gamer. Por que não levou adiante esse projeto?
Porque eu achei que os vídeos não agradavam as pessoas. Aí eu decidi mudar. Mas na verdade, agora eu acho que quem falava coisas ruins no comentário provavelmente era alguém da minha escola que não gostava de mim. Não fazia sentido várias pessoas aleatórias irem xingar uma garota pequena nos comentários. Por isso, faz mais sentido na minha cabeça ser alguém que me conhecesse. Lembro de falarem que os vídeos eram ruins e estavam horríveis.
Você tem algum hobbie além de desenhar?
Eu gosto de cantar e dançar no meu quarto, mas ninguém sabe disso. Eu tenho vergonha, só meus melhores amigos me virão dançando. Aliás, eu gosto muito da Bebe Rexha, a voz dela é perfeita.
Você pensa em criar algum vídeo misturando música e dança?
Penso em fazer uma animação sobre a história da música, mas agora sobre dança eu não pensei em nada, muito menos misturando.
Se tem vontade de trabalhar em alguma produção audiovisual de animação em outra função? Sem ser a de animar.
Sim, no roteiro. Eu gosto de contar histórias.
Qual é o curso que você faz para se especializar?
Eu faço desenho artístico no Studio Traço. Estou aprendendo bastante, fazendo paisagismo e realismo. Que são coisas que eu tenho dificuldade de fazer, já que sempre foquei em mangá.
Pra fechar, qual produção que existe que você trabalharia como animadora?
Participaria de Alita: Anjo de Batalha. É ótimo tecnicamente. Eu vi com meu pai e amei. Espero a continuação até hoje. E claro, com certeza ajudaria no roteiro também.
Confira o vídeo sobre a história da animação, no canal da Rebeca Mendes:

Comentários
Postar um comentário